segunda-feira, 23 de maio de 2016

O Cenáculo Regional foi (como deve ser) a Conselho Regional

Após 4 meses de luta neste movimento, aqui estou eu. A 13 dias da minha partida.

Hoje preocupo-me em dar ideias à minha chefe de clã para a nossa partida, em convidar ex-escuteiros para surpreenderem o meu companheiro do escutismo, em pensar no que irei falar no meu discurso de partida, etc.
Mas hoje também é um dia de reflexão entre os caminheiros mais assíduos do Algarve. Estamos há horas a falar do que se passou na sexta-feira passada no Conselho Regional.


Após acordado em cenáculo regional, levámos 3 propostas relacionadas com a IV secção a Conselho.
Eu não tive oportunidade de ir, tenho pena. Mas quem foi conta-me que foi uma desgraça. 
Alguns chefes conseguiram colocar a caminheira que estava a apresentar as propostas nervosa com risinhos e piadas. Segundo o que me contam, muitos chefes não tiveram a postura mais correta e, como é óbvio, as 3 propostas não foram aprovadas.


Quem me conta isto vê este acontecimento como uma tragédia. Algo que os relembra de como este movimento não é perfeito e de que existem pessoas sem educação e tino na cabeça para representarem um cargo como o de Dirigente do CNE.
É normal, se eu lá tivesse estado provavelmente também estaria com vontade de rebentar com essas pessoas todas e de dizer-lhes tudo o que tenho na minha cabeça acerca de pessoas assim.

Mas agora que estou deste lado, do lado de quem não vivenciou mas esteve super ansioso do que se iria passar em Conselho Regional, vejo as coisas de uma maneira positiva e produtiva.

Já foi muito bom, pela primeira vez no Algarve, os caminheiros apresentarem 3 propostas concretas em Conselho Regional. Pela primeira vez existem caminheiros interessados numa IV melhor, num clã regional unido. Existem mais caminheiros a participar em Conselhos, ainda poucos, é verdade, mas são mais.
Sempre percebi que o sucesso não vem da noite para o dia. O primeiro passo já está dado! Agora é não desistir e continuar a fomentar o espírito crítico destes jovens e continuar a lutar por uma IV Regional melhor.


Eu no fundo estou contente. Porque sinto que levámos algo de Cenáculo, algo dos caminheiros para Conselho Regional. Foi bom porque todos viram a nossa força, e quem não viu já soube de alguma maneira... as notícias aqui correm rápido.
E no próximo Conselho Regional lá estaremos nós de novo. Eu já não estarei como caminheira, é verdade. 
Mas como futura dirigente vos garanto que terei uma boa postura, seja em Conselho Regional seja onde for. Vou comportar-me como o verdadeiro escutismo me ensinou, com a mesma postura como coordenei a equipa de logística do nosso cenáculo. 
Porque é assim que se comportam os bons exemplos do CNE, os exemplos que eu sigo. Podem ser poucos, tudo bem. Mas são verdadeiros exemplos a seguir e é neles que nos devemos focar.



Sem comentários:

Enviar um comentário